segunda-feira, 20 de setembro de 2010

História dos espelhos Venezianos

Assunto de realeza...

A origem destes espelhos se deu na Veneza do século XIV, quando surgiu a técnica do espelho de superfície lisa e fundo metálico que utilizamos até hoje. Antes desta revolução técnica - que envolvia vidro e mercúrio - os espelhos eram feitos a partir de metais polidos, como a prata e o bronze. Para fins de comparação, basta saber que um espelho veneziano custava mais do que uma pintura de Rafael ou o equivalente a um navio de guerra. O valor artístico dos espelhos venezianos é tão grande que um de seus exemplares está exposto no Museu do Louvre. O monopólio veneziano foi quebrado na década de 1660, durante o reinado de Luís XIV - o Rei Sol, representado pelo luxo do Palácio de Versalhes. O Rei ordenou que seu ministro das finanças subornasse artesãos de Veneza para venderem seus segredos de produção. O plano francês foi vitorioso, fato que se reflete na impressionante Sala dos Espelhos em Versalhes, que segue o modelo veneziano de fabricação

Muito mais do que um objeto prático, um espelho pode transformar completamente um ambiente. Seu uso decorativo já é conhecido: dependendo de sua colocação pode dar a impressão de amplitude para um ambiente ou difundir a luz. Se bem utilizado, pode também ressaltar uma janela ou alguma obra de arte. No caso de um espelho veneziano, no entanto, ele é a própria obra de arte. Com suas linhas alongadas, arcos e detalhes na moldura, o modelo de espelho veneziano é um clássico que independe de tendências. Atualmente é possível encontrar as peças originais em museus, palácios e castelos da Europa e colecionadores podem se dedicar à sua procura em antiquários e leilões, o que exige um investimento considerável de tempo e dinheiro.
Para quem procura o charme e a beleza de um espelho veneziano e não quer dispor de tanto, existem outras opções, como peças disponíveis em lojas de decoração, antiquários... São reproduções que seguem os modelos clássicos da antiga Veneza sem abrir mão do design e do acabamento, com os detalhes das molduras trabalhados no próprio vidro. Em diversos formatos os espelhos atuais nada devem em questão de qualidade aos seus antepassados. Os modelos disponíveis na Mantuanni Casa podem ser usados em diversos ambientes, tais como salas e quartos, escritórios e halls de entrada. É possível também encontrar os espelhos com detalhes em preto, o que dá um toque contemporâneo ao          clássico.





Um comentário:

  1. Quer mudar a cara da sua casa? Experimente colocar nossos Adesivos . Escolha agora!

    ResponderExcluir